Logo Stela Nova3

Stela Mansur

BLOG DA STELA

MICROPIGMENTAÇÃO EM PELES OLEOSAS

micropigmentacao-em-peles-oleosas

Fazer certos procedimentos estéticos, como por exemplo, a micropigmentação em peles oleosas é sempre um desafio para nós profissionais, especialmente quem atua com micropigmentação de sobrancelhas. Afinal, o excesso de oleosidade pode afetar a absorção do pigmento pela pele.

Mas existem formas de contornar o problema e realizar uma micropigmentação ou microblading de sobrancelhas com resultados excelentes.
Qual o problema da pele oleosa na micropigmentação?

Um procedimento como a micropigmentação ou microblading em pele oleosa requer cuidados específicos e diferentes dos cuidados exigidos pela pele seca. A pele mais seca, por exemplo, absorve bem o pigmento e não tem problema de expansão dos fios após 30 dias

Enquanto isso, a pele muito oleosa normalmente não absorve o pigmento na primeira aplicação com a mesma eficiência. Além disso, há riscos aumentados de desbotamento da cor do pigmento ou do aumento do tamanho dos fios. 

Inclusive, o desbotamento do pigmento na pele oleosa pode acontecer mesmo que você tenha acertado a profundidade da implantação na pele. Neste caso, o pigmento fixa, mas não mantém a cor mais destacada. 

Como resolver esse desafio?

Sim, você pode fazer a micropigmentação de sobrancelhas em pele oleosa

Como isso é feito? Primeiramente, é essencial avaliar a pele da cliente e observar certos pontos importantes:

Se a técnica escolhida for a “fio a fio”, é preciso respeitar o espaçamento de dois milímetros de um fio para outro no desenho. Assim, mesmo que os fios se expandam depois, eles não ficarão muito próximos.

Do mesmo modo, observe que a técnica deve ter uma cor mais intensa e similar à cor dos fios naturais das sobrancelhas. Diferentemente da técnica shadow, cuja cor do pigmento é mais clara em relação ao tom do pelo natural.

Fio a fio ou shadow em pele mais oleosa: qual escolher na micropigmentação ou microblading?

A escolha da melhor técnica vai de acordo com cada caso. É de extrema importância a avaliação da pele da cliente. Então, somente depois disso, adote a técnica mais adequada e que possa, inclusive, combinar shadow e fio a fio. 

Tanto com o Tebori como com o Dermógrafo, preste atenção à precisão do corte/traçado na pele e à posição do indutor — deve ficar bem reto em relação à pele (90º). Além disso, siga as regras:

• Faça o fio na profundidade correta;
• Mantenha o espaçamento de 2 milímetros entre um fio e outro;
• Use lâminas/agulhas de qualidade, assim como um equipamento de qualidade também;
• Não preencha tanto as sobrancelhas para não correr o risco de expansão dos fios;
• Escureça o pigmento no retoque, caso a primeira aplicação tenha ficado muito clara.

Quanto tempo dura a micropigmentação em pele oleosa?

A duração da micropigmentação depende muito da pele de cada pessoa. A pigmentação costuma permanecer na pele de 1 a 2 anos. Durante esse tempo, retoques podem ser feitos a cada 6 meses. 

No entanto, se a pele for muito oleosa, podemos estimar que poderia durar algo em torno de 4 meses, uma vez que a pele oleosa tende a fixar menos o pigmento.

Dica extra:
No retoque da shadow ou do fio a fio você percebeu que o pigmento não fixou nem um pouco na pele? Não culpe a pele oleosa.
Provavelmente isso acontece pelo erro no momento do corte/risco, que não foi profundo o suficiente para depositar o pigmento na camada correta. 

A pele oleosa é mais espessa, portanto, precisa ser melhor trabalhada em termos de corte com as lâminas de tebori e agulhas de dermógrafo.